Alianças de casamento

Tempo de leitura:
em terça-feira, setembro 14

8 comentários


Esse anel, aliança, surgiu entre os gregose os romanos,  provavelmente vindo de um costume hindú de usar um anel para simbolizar o casamento. Os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia (veia d'amore) que estava diretamente ligada ao coração, costume carregado culturalmente até os dias de hoje.
No início a aliança era tida como um certificado de propriedade da noiva, ou de compra da noiva, indicando que a mesma não estava mais apta a outros pretendentes. A partir do século IX a igreja cristã adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos.
Muitas crenças nasceram então, como exemplo o fato de que os escoceses dizem que a mulher que perde a aliança está condenada a perder o marido.
Provavelmente todos nós estamos familiarizados com o fato da aliança de casamento ou simplesmente o círculo, simboliza a perfeição, a unidade perfeita sem começo ou fim. Para alguns ela representa santidade, perfeição e paz, assim como o Sol, a Terra e o universo.
Acredita-se que os Faraós do Egito foram os primeiros a usar um círculo, sem começo ou fim, como um símbolo da eternidade, mas usar uma aliança como promessa pública de honrar um contrato de casamento não se tornou comum até a época Romana.
As primeiras alianças eram feitas de ferro, alianças em ouro com pedras preciosas tornaram-se moda na época  Medieval.
As pedras mais populares eram simbólicas – o Rubi (vermelho) era a cor do coração, a Safira azul refletia o céu – mas a mais apreciada e poderosa pedra preciosa era o “indestrutível” diamante.
Foi em 1549 no Livro de Orações Comuns que foi designada a mão esquerda como “mão do casamento”, uma tradição reconhecida até hoje em todo o mundo.
Outro fato interessante é que até o século XIII não havia aliança de noivado ou compromisso.
O Papa Inocente III declarou que deveria haver um período de espera que deveria ser observado entre o pedido de casamento e a realização da cerimônia matrimonial.
É por isso que hoje existe um anel de noivado e depois a aliança de casamento.
O primeiro anel de noivado de que se tem notícia foi aquele dado pelo Rei da Alemanha, Maximiliano I, a Maria de Burgundy em 1477.
Mas para quem está noivo e vai casar a aliança de casamento além de um símbolo de união, representa fidelidade e compromisso.
Por tudo isso a escolha da aliança de casamento é um item muito importante na vida dos noivos e deve ser feita com muita atenção e carinho. Porque o que Deus uniu o homem não separe.





Estou inspirada né meninas...
Gostaram?



Fonte: www.winkpedia.com.br
Fotos: publicação.

8 comentários:

  1. Adorei!!! tão fofo este post sobre aliança, dá até vontade casar!!
    beijuuu
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Meu marido me disse que ano que vem no nosso aniversário de 10 anos, troca nossas alianças, fiquei apaixonada por estas de coração. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Adorei conhecer a origem da aliança! Agora só falta achar um noivo/marido pra mim... hehehehe

    ResponderExcluir
  4. Oi amore!!

    Adorei este post!!

    Estou te seguindo. Tente preencher o formúlario do meu blog clicando em cima dele ou dando F5 para atualizar a página.

    Beijos e Boa Sorte!!

    ResponderExcluir
  5. é muito legal as alianças, inovar é sempre bom , isso que chamou atençao amei ,dificil é escolher qual a mais bonita ,té mais beijos

    ResponderExcluir
  6. A história sobre as alianças de casamento é linda. Amei.

    ResponderExcluir
  7. Isso é muito verdade! Realmente as alianças de casamento são um lindo símbolo para um casal!

    ResponderExcluir

TOPO

Instagram